Originalmente focado no câncer de próstata, movimento pretende que homens de todas as idades cuidem melhor de si

A partir deste ano, a campanha “Novembro Azul” expande a conscientização para outras áreas da saúde, passando a ser o mês do cuidado com a saúde geral do homem, que vai muito além da prevenção do câncer de próstata, tema original do movimento.

A iniciativa de aumentar a abrangência da causa foi do Instituto Lado a Lado pela Vida, que lançou a campanha no Brasil em 2008. Dr. Fernando Russo, médico urologista do Centro Médico São José, de Cerquilho, comemora o crescimento do raio de ação do “Novembro Azul”, frisando a importância dos cuidados com a saúde masculina. “Os homens, culturalmente, procuram menos os médicos. Diferentemente das mulheres, que, desde a juventude, são educadas a procurar o ginecologista. Sem dúvida, com esta maior abrangência, a campanha ganha força para conscientizar os homens a cuidar da saúde de forma integral”, comenta.

O novo “Novembro Azul” visa trazer também para o mundo dos jovens a conscientização sobre os cuidados com a saúde. “Os homens precisam desmistificar ideias e, também, acabar com o preconceito, por meio da informação. Saúde do homem não é somente câncer de próstata. É cuidar do peso, da mente, da hipertensão, do diabetes, enfim, do corpo todo”, enumera o médico.

Para os homens que estão na terceira idade, o foco continua sendo o câncer de próstata, pois, segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 60% dos casos ocorrem em quem tem mais de 65 anos de idade, sendo raro o surgimento da doença antes dos 40.

Dr. Fernando Russo - Urologista

Dr. Fernando Russo reforça a importância do diagnóstico precoce, pois o câncer é sempre mais difícil de ser tratado quando o diagnóstico é tardio. “O câncer de próstata, quando descoberto em estágio inicial, dificilmente levará o homem à morte. As complicações mais sérias ocorrem apenas quando a doença não é tratada, ou diagnosticada tarde demais”, alerta o especialista.

O especialista do Centro Médico São José destaca que atitudes preventivas, como essa, terão os frutos colhidos no futuro. “Adultos jovens não precisam se preocupar tão cedo com o câncer de próstata, mas precisam cuidar da saúde em geral, pois hábitos saudáveis de vida diminuem as chances de desenvolver a doença. Ou seja, a conscientização começa agora, pois, desta forma, serão pessoas informadas e que não terão receio, ou preconceito, de cuidar de si, além de que poderão, a partir da informação, conscientizar outras pessoas”, pontua.

Mais informações podem ser obtidas em: www.centromedicosaojose.com.br .


AS INFORMAÇÕES E OPINIÕES EXPRESSAS NESTA COLUNA SÃO DE RESPONSABILIDADE ÚNICA DO AUTOR.

Compartilhe

LEIA TAMBÉM

Dezembro Laranja

Como fazer o autoexame contra o câncer de pele

Como lidar com a frustração de um ano sem muitas realizações

Nos últimos meses do ano muitos se desesperam pensando no que ainda não conquistou!

Homeopatia

Empregando diferentes extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a homeopatia se propõe a estimular o sistema imunológico e restaurar o equilíbrio

Entenda: o que é AVC?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência do AVC

Boituva contará com veículo para transporte de vacinas

A Pegeout Partner Furgão foi entregue na terça-feira (6), no Paço Municipal