A ação reúne ações de diferentes órgãos dos governos estadual e municipais

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) lançou, na segunda-feira, 1º, a Operação Verão 2016/2017, com o objetivo primordial de preservar vidas e também de reduzir danos materiais.

A ação, que se estende inicialmente até o dia 31 de março do próximo ano, reúne ações de diferentes órgãos dos governos estadual e municipais. A Defesa Civil de Cerquilho participa da campanha e orienta a todos para que tomem os cuidados necessários durante o período de fortes chuvas, atendando sempre para o cenário ao seu redor:

1.    Em caso de locais com possibilidade de escorregamento de terra, deve-se evitar cortes e aterros nas encostas, não construir próximo ao barranco; quanto maior a distância, maior a segurança; não jogar lixo nas encostas, pois acumula água e quando molhado o solo fica pesado, ocasionando o deslizamento. Quando está se movimentando, o solo dá sinais de perigo como, por exemplo, árvores, postes ou muros inclinados, rachaduras ou trincas e barrigas no terreno.

2.    Em locais sujeitos a inundação, deve-se ter sempre, antes da chuva, um lugar previsto e seguro, onde você e sua família possam se alojar; aparelhos elétricos devem estar desconectados para evitar curtos-circuitos; retire todo o lixo e o leve para áreas não sujeitas a inundações. Durante a inundação, deve-se evitar o contato com as águas de enchentes, pois elas estão contaminadas e podem provocar doenças; deve-se ainda evitar transitar durante as chuvas, esperando as águas baixarem e o caminho ficar mais seguro. Nunca tente atravessar de um lugar para outro, durante as enxurradas.

3.    Em caso de tempestade com raios, se estiver fora de casa, abrigue-se em uma casa, edifício ou em alguma instalação subterrânea, evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol; se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente; mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água; afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca; evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo. Se estiver em casa, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular), se afaste de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

 

Fique atento e entre em contato com a Defesa Civil e Guarda Civil Municipal através dos telefones (15) 3384-4037 / 3284-1190 / 199, ou através do Corpo de Bombeiros (15) 3282-2270 e Polícia Militar 190.


AS INFORMAÇÕES E OPINIÕES EXPRESSAS NESTA COLUNA SÃO DE RESPONSABILIDADE ÚNICA DO AUTOR.


Compartilhe

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Tietê inicia obras de asfaltamento no bairro Sete Fogões

Drenagem, guias e sarjetas, asfalto, calçadas e sinalização fazem parte da obra na principal rua do bairro

AB Colinas realiza ação de segurança viária com pedestres em Cerquilho

O evento oferece ainda um café da manhã aos usuários nas passarelas e locais de travessia segura

Trevo na SP-127 em Tietê será interditado para obras

A interdição começará na próxima segunda-feira, dia 12 e a previsão é que o local seja liberado junto com a entrega da obra, prevista para março

Cerquilho participa de reunião da Região Metropolitana de Sorocaba

O Prefeito Antonio Del Ben Junior e o Secretário Municipal de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Roseval Batista dos Santos, representaram a cidade na ocasião

Obra interditará via pública na Vila Estiva em Cerquilho

O SAAEC realizará uma obra (escavação) para expansão de tubulação de água para melhor atender a população dos bairros daquela localidade