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Atibaia ganha 20 ônibus zero km

Renovação da frota é primeiro passo para reestruturar sistema

Por Redação em 10/06/2025 às 16:23:19

A entrega de 20 novos ônibus em Atibaia marca o início de um processo de modernização do transporte público, que enfrenta desafios históricos, mas ainda exige ações contínuas para atender plenamente as necessidades da população.

A Prefeitura de Atibaia entregou, na última terça-feira (10), 20 ônibus zero quilômetro para compor a frota do transporte público municipal, em um passo inicial para a reestruturação de um sistema que enfrenta problemas acumulados ao longo dos anos. Coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano e executada pela concessionária SOU Atibaia, a renovação reduz a idade média da frota para 1,03 ano, abaixo do limite contratual de cinco anos, trazendo mais segurança e conforto aos usuários.

A frota anterior era composta por 24 veículos de 2016, 10 de 2017, 6 de 2022 e 25 de 2023. Com a atualização, os ônibus mais antigos agora são duas unidades de 2022, complementadas por 18 veículos de 2023, 25 de 2024 e os 20 novos de 2025. A entrega ocorreu no Centro de Convenções, com a presença de autoridades municipais e representantes da concessionária. O prefeito destacou a importância de enfrentar os desafios do transporte público com planejamento e diálogo, frisando que a renovação é apenas o começo de um processo contínuo.

Planejamento para melhorias

Além dos novos veículos, a Prefeitura planeja outras ações para aprimorar o sistema, que transporta cerca de 520 mil passageiros por mês. Neste mês, será iniciada uma licitação para contratar uma empresa que realizará estudos técnicos com georreferenciamento, visando otimizar trajetos, horários e pontos de parada. O objetivo é modernizar o serviço e atender melhor às expectativas da população.

A questão tarifária também está em foco. A tarifa atual de R$ 4,60, sem reajuste desde 2019, é considerada defasada frente aos custos operacionais. Uma consultoria técnica será contratada para revisar a tarifa e o subsídio pago à concessionária, buscando equilíbrio entre a sustentabilidade do sistema e o menor impacto para os usuários. Atualmente, a "tarifa de remuneração" – custo real de cada passagem – é mais que o dobro do valor pago pelo passageiro, com a Prefeitura cobrindo a diferença.

Tarifa zero no horizonte

A renovação da frota não trouxe reajuste tarifário imediato, já que a prioridade é melhorar o serviço antes de discutir aumentos. A longo prazo, a Administração Municipal planeja a implantação da tarifa zero em dias e horários específicos, como parte de uma política pública mais ampla para tornar o transporte coletivo mais acessível.

Com ações baseadas em dados e transparência, a Prefeitura de Atibaia busca transformar o transporte público, enfrentando problemas antigos com planejamento e medidas concretas, como a renovação da frota e os estudos para modernização do sistema.

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