ATIBAIA - A rede municipal de ensino de Atibaia passou por um mês intensivo de capacitação em maio, com cinco diferentes formações destinadas aos profissionais da educação. As iniciativas abrangeram desde o cuidado na primeira infância até práticas inclusivas para estudantes com necessidades especiais.
O ciclo de formações começou no dia 9 de maio com o primeiro encontro da ação "Entre Mãos e Colos: O Cuidado que Transforma", voltado para monitoras das creches comunitárias. O evento, realizado no auditório da Secretaria de Educação, teve como tema central "O cuidado com intencionalidade: acolhimento, vínculo e presença".
Durante a formação, as profissionais participaram de dinâmicas e trocas de experiências sobre práticas afetivas no cotidiano com bebês e crianças pequenas. O encontro enfatizou a importância do olhar atento sobre os gestos diários de cuidado, reconhecendo-os como oportunidades de fortalecimento de vínculos e promoção do desenvolvimento integral.
Foco na saúde mental dos educadores
No dia 14 de maio, a atenção se voltou para a saúde mental dos profissionais da educação. Gestores da rede municipal participaram de uma formação em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).
A atividade foi conduzida pelo Programa de Desenvolvimento em Liderança Amorosa XXI, da consultoria Reinventando a Educação. Diretores, supervisores, professores coordenadores e equipe técnica refletiram sobre o ambiente de trabalho e conheceram estratégias para identificar e reduzir riscos psicossociais.
Um diferencial da formação foi o uso de pesquisas apoiadas por Inteligência Artificial, permitindo personalizar as ações conforme as necessidades específicas de cada unidade escolar.
Ponte entre etapas de ensino
A transição da educação infantil para o ensino fundamental ganhou destaque no dia 21 de maio com o lançamento do projeto "Caminhos e Travessias: Construindo Pontes entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental". A formação, ministrada por Heloísa Helena Dias Martins Proença, reuniu gestores, coordenadores e equipe pedagógica no Auditório 2 da Secretaria.
O projeto busca qualificar a transição escolar de forma planejada e respeitosa às características da infância, garantindo continuidade das aprendizagens. Entre os temas abordados estiveram a compreensão dos princípios formativos das duas etapas educacionais, o planejamento da transição e o fortalecimento da proficiência leitora desde a educação infantil.
Como resultado prático, será elaborado um documento referencial para orientar todo o processo de transição na rede municipal.
Inclusão e comunicação alternativa
O ciclo de capacitações se encerrou no dia 22 de maio com uma formação remota sobre práticas inclusivas e Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Realizada durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), a atividade teve como objetivo ampliar o repertório dos professores para atender estudantes com dificuldades de comunicação.
A formação contemplou especialmente estratégias para trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Os educadores refletiram sobre recursos que potencializam a comunicação de estudantes verbais e não verbais, promovendo maior inclusão e participação no ambiente escolar.
As cinco formações representam um investimento contínuo na qualificação dos profissionais da educação municipal, abordando desde aspectos técnicos até questões relacionadas ao bem-estar e à inclusão no ambiente escolar.