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Escolas de Bragança Paulista recebem projetos sociais de esporte e cultura

Iniciativas atendem mais de 150 crianças no contraturno escolar com atividades educativas e artísticas

Por Redação em 11/04/2025 às 17:42:50

Bragança Paulista, 11 de abril de 2025, 14h50 – Duas escolas da rede municipal de ensino de Bragança Paulista passam a contar, a partir da próxima semana, com projetos sociais voltados ao esporte e à cultura. As iniciativas vão beneficiar mais de 150 crianças no contraturno escolar e resultam de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, o Instituto Futebol de Rua e a empresa NTS, responsável pelo investimento social nos projetos.

A Escola Municipal Comendador Hafiz Abi Chedid será sede do projeto Futebol de Rua pela Educação, enquanto a Escola Municipal Professora Lucy Alvarez receberá o Cultura em Campo. As ações têm início nas próximas segunda e terça-feira, respectivamente, e seguem semanalmente, com atividades voltadas ao desenvolvimento integral das crianças, por meio de práticas esportivas, culturais e pedagógicas.

O projeto Futebol de Rua pela Educação prevê o atendimento de até 100 crianças a partir dos 7 anos de idade, com aulas de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h. A proposta se baseia no conceito de esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, combinando atividades físicas com dinâmicas lúdicas e educativas. A metodologia é exclusiva do Instituto Futebol de Rua, organização sem fins lucrativos com atuação nacional e histórico de atendimento a mais de 60 mil crianças em todo o país.

Já o Cultura em Campo trabalhará com cerca de 60 estudantes também a partir dos 7 anos, com aulas às terças e quintas-feiras, em turmas matutinas e vespertinas. A proposta envolve atividades de arte, cultura e teatro com foco em habilidades socioemocionais como empatia, comunicação, pensamento crítico e autoconfiança. O projeto também contempla a formação de equipes técnicas de espetáculo, roteiro, cenário e direção, proporcionando uma vivência mais ampla no ambiente artístico.

Sem recorrer a uma abordagem institucionalizada, os projetos chegam para preencher lacunas estruturais do ensino formal com práticas que valorizam a formação de valores e competências individuais. A escolha das escolas e o desenho das atividades indicam a intenção de trabalhar com públicos diversos e oferecer acesso gratuito a oportunidades que, em muitos contextos, permanecem restritas.

Embora o evento de lançamento tenha contado com a presença de autoridades municipais, a relevância das iniciativas se dá pela atuação direta nas escolas e pelo impacto concreto na rotina das crianças envolvidas. Ao articular esporte e cultura com o ambiente educacional, os projetos demonstram um caminho possível de integração entre formação acadêmica e desenvolvimento humano.

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